CASA RICORDI: SUA HISTORIA

Fundada em 1808 na cidade de Milão por GIOVANNI RICORDI, a CASA RICORDI tem hoje seu nome mundialmente reconhecido pelas mais belas edições das Óperas Italianas.

1808
Giovanni Ricordi é um característico exemplo de realismo e de espírito de iniciativa na sociedade Milanesa da época Napolitana. Inicia suas atividades atuando como copista trabalhando para vários teatros da cidade.
Mais tarde, pela perfeição em sua técnica na escrita musical, abre uma pequena tipografia que em pouco tempo se torna a principal casa de Edição Musical Italiana.

1814
Giovanni Ricordi publica o primeiro catálogo de suas edições e ele próprio se encarrega de escrever as copias do material orquestral do teatro Scalla, e sua casa editorial já é proprietária de 800 partituras.

1825
Giovanni Ricordi passa ser o proprietário de todo arquivo Musical do Teatro Scalla.
Neste ano, seu grande catálogo já representa: “Editore Dell’Imperial Régio Conservatório e, delle Opere complete ed originali di Rossini.
Também já é proprietário della Música Degli Imperiali Regi Teatri”

1838
Seus importantes catálogos já contem 10.000 edições próprias, contendo as Óperas dos três maiores autores da época : Rossini, Bellini, Donizetti.

1839
A primeira Ópera de Giovane Giuseppe Verdi faz abertura em San Bonifácio e tem um discreto sucesso no Scalla e Giovanni Ricordi adquiri a propriedade por 1.600 liras.

1840
Para proteger seus autores e sua própria editora, Giovanni Ricordi passa a ser o representante dos direitos autorais de seus autores através de contratos, e consegue que o governo Austríaco venha promulgar uma convenção, ganhando assim o direito de cuidar de todo material musical existente no território Italiano, com isso a Ricordi representaria e teria os direitos autorais garantido na Itália e passaria a ter direitos internacionais.

1842
Por iniciativa do filho de Giovanni Ricordi, TitoI, vem a fundar a mais importante revista musical dos anos 1800,“La Gazzeta Musicale di Milano” e continua como a maior casa de edição musical de toda Europa Meridional.

1853
Morre Giovanni Ricordi, assume seu filho TitoI, pronto para adotar as inovações tecnológicas, coloca a Casa Ricordi em uma enorme expansão editando obras de piano para comercialização.

1864
Acontece a abertura da primeira sucursal em Napoli, seguindo para Firenze em 1865, Roma em 1871, Londres em 1878, Palermo e Paris em 1888.

1880
Aceitando um conselho de Verdi, Tito I fecha um importante contrato de distribuição com a Casa Musicale Milanese Lucca.

1888
Com a Morte de Tito I, a família Ricordi passa a direção ao seu filho Giulio.
A Giulio Ricordi é depositado toda confiança da carreira Operistica de Giacomo Puccini, que com seu grande conhecimento, e como autor da casa, se transformou num grande amigo e conselheiro, como se fosse um sócio psicológico e artístico dando dicas para contratação de novos trabalhos.

1908
O primeiro século de atividades da Casa Ricordi foi solenemente celebrado em Milão. Aos 100 anos de fundação as edições Ricordi alcançaram o numero de 112.446

1912
Morre Giulio Ricordi e Tito II assume expandindo ainda mais as atividades comerciais e industriais da Casa Ricordi que se torna um sólido organismo internacional.
Esta trajetória foi provisoriamente interrompida pelo acontecimento da primeira guerra mundial.

1919
Tito II se afasta da diretoria da Casa Ricordi e passa a direção da empresa para Renzo Valcarenghi e Carlo Clausetti, muda-se o endereço editorial e se renova com forte mudança na didática musical, continuando as tradicionais atividades da casa em sustentar a música italiana no campo teatral, instrumental e sinfônico.
Com duas apresentações em conjunto de NERONE DI BOITO e TURANDOT de Puccini, a Casa Ricordi conclui solenemente o período Tardoromantico de melodrama Italiano e da a atenção especial as Escolas Italianas de Montemezzi, Alfano, Zandonai, e Pizzetti.
Aproveitando a nova coleção de partitura sinfônica de pequeno formato cria e se surpreende com a nova literatura sinfônica Italiana lançando: Busoni, Casella,Catalani, Falla, Ghedini, Malipiero, Pizzetti, Ponchielli, Poulenc, Respighi, Varèse, Wolf-Ferrari, Zandonai, Zemlinsky.

1924
Já não como empresa familiar, mas como uma empresa centenária de historia e tradição, com sua direção confiada a executivos que já não pertenciam a família, a Ricordi chega a América do Sul abrindo sua filial em Buenos Aires.

1927
Finalmente a Ricordi chega ao Brasil, abre seu escritório em São Paulo, no catálogo Brasileiro em 1929 já figuravam ao lado de grandes mestres europeus, compositores como Barroso Neto, Agostinho Cantú, Lorenso Fernandez, Henrique Oswald e outros.

1943
As duas sedes Milanesas da sociedade foram vitima de uma Bomba e foram totalmente destruídas, os danos nos materiais editados foram irreparáveis, quase nada restou do material impresso, que tiveram que esperar por um paciente trabalho de recuperação, somente quando o material foi reconstituído a Casa Ricordi retomou as atividades.

1956
No Brasil, torna-se sociedade anônima e passa se chamar RICORDI BRASILEIRA S/A e volta a promover obras de compositores Brasileiros, dona de um dos maiores catálogos editoriais musical do pais, privilegia a edição e importação de material didático preocupando-se com a formação de novos músicos, contribuindo assim com a divulgação da música com um ensino sólido.

1998
Para profissionalizar ainda mais a sua produção musical no Brasil, a Ricordi Brasileira S/A terceiriza a distribuição de suas publicações deixando exclusivamente a cargo da empresa CN Distribuição e Representação Musical Ltda.

Da Segunda Guerra Mundial.
Na Itália, o difícil trabalho de reconstrução após a destruição pela segunda guerra mundial foi de aproximadamente dez anos para a reestruturação de vários setores da casa, foi refeito segundo as exigências de uma situação cultural de um publico e de um mercado de vertiginosa transformação.

As edições Criticas.
Foi necessário muito trabalho e dedicação no tradicional setor da música clássica para recuperação do material crítico  do grande repertorio Musical Italiano.
De 800 obras, restaram apenas 60 para a Casa Ricordi, o repertorio foi ampliado com as Edições criticas das Óperas de Gioachino Rossini, a fundação Rossini de Pesaro, Edição critica da Opera de Verdi, a Universidade de Chicago, Edição Critica da Opera de Donizetti, a Comunidade de Bergamo e as representações das Óperas de Bellini e Puccini, não foi possível a recuperação das edições criticas das musicas mais antigas, como as edições de Andréa Gabrieli, Scarlatti, Vivaldi, e a coleção de dramaturgia musical do belíssimo material Napolitano.

A Música Contemporânea
A Casa Ricordi, alem disso continua com um riquíssimo catálogo de música contemporânea, tanto os grandes compositores como os novos talentos, que atende atualmente os pedidos do nosso tempo, um exemplo disso é que, Prometeo di Luigi Nono, em 1984 ano de sua criação é até hoje peça obrigatória nos maiores festivais musicais do mundo, em 1998 o festival de Akiyoshidai no Japão inaugurou um auditório intitulado com esta Opera, La Prometeo Hall, projetado pelo famoso Arquiteto Isozaki com um particular sistema de palco onde figura as grandes obras do catálogo musical contemporâneo da Casa Ricordi: Berio, Bussoti, Corghi, Donatoni, Grisey, Huber, Maderna. Manzoni, Nono, Nunes, Pennisi, Sciarrino, Vacchi.

A Didática
Grande impulso foi recebido nos últimos anos em que a didática musical teve suas edições contidas nos programas educacionais nas escolas e conservatórios (Itália), no mercado amador também vincula matérias em livros e revistas de seguimento musical.
Recentemente vem acontecendo um grande crescimento na Casa Ricordi em função da inclusão de CDs em seu catálogo de Óperas das Edições Críticas e na música de hoje, além da música clássica, também já existe um rico catálogo de pop, Rock e outros.
A Casa Ricordi é hoje representada em Buenos Aires, Londres, Mônaco, Paris, São Paulo, além de outros países e é representada por atividades autônomas que além de representar todo catálogo Ricordi conta com seus próprios autores. No último ano tornou-se sócia majoritária da Casa Ungherese Edição Musical Budapest e é a principal acionista da Editora Musical Francesa Salabert.
Na Itália, a Casa Ricordi é Representante exclusiva de 24 editoras estrangeira como: Boosey&Hawkes, Chester, Edição Musical Budapest, Faber Music, Music Sales, Salabert, Schirmer/AMP, Universal Edition.
Nos últimos 150 anos, a Casa Ricordi nunca perdeu a 1º posição no mercado Italiano de Musica.
A Casa Ricordi, desde 1994 pertence à BMG, Gruppo Bertelsmann o primeiro do Ranking mundial do setor editorial de entretenimento.
Já chegando quase ao final de dois séculos de existência, a Ricordi continua a honrar o sonho de seu fundador, hoje já não mais restrito a divulgação da Música Italiana, e sim a música universal, e continua trabalhando cada vez mais para se adequar aos novos tempos.
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